A IMPORTÂNCIA DO 9º PASSO!

REPARAMOS OS DANOS CAUSADOS DIRETAMENTE A ESSAS PESSOAS SEMPRE QUE POSSÍVEL, EXCETO QUANDO A REPARAÇÃO IMPLICASSE EM PREJUDICÁ-LAS OU A OUTRAS.
Antes de começar a fazer este passo faça novamente a oração da serenidade refletindo e meditando muito bem, nas três palavras mágicas que falei no passo anterior, pois agindo dessa maneira você além de estar sendo amparado pelo Poder Superior, também estará elaborando um plano de ação, sem manipulações ou receios, de fazer essas reparações. A importância deste passo é fazer de você uma nova pessoa realmente, por isso antes de começa-lo pergunte-se: Estou fazendo estas reparações e engolindo os “meus sapos”, ou estou procurando um atalho mais rápido para ser aceito novamente em meu ambiente? (Manipulação. E você sabe mais do que ninguém como manipular!) Cuidado, muito cuidado com a volta ao “seu ambiente”, pois procurar novos ambientes é muito melhor, portanto não se esforce para retornar, esforce-se para mudar e com essa mudança o “seu ambiente” mudará também e ou surgirá um novo muito melhor.
A sugestão das várias Irmandades de Anônimos é que, este passo só deveria ser feito após dois anos de abstinência de sua Compulsão, por que? Acreditasse que somente após esse tempo a sua mente estará “aberta” o suficiente para entender o que é uma reparação de fato e não uma simples desculpa, usando da manipulação para voltar ao seu ambiente. Você teve tempo suficiente para realizar os outros passos e como já disse anteriormente o seu “cérebro que tinha virado um mingau que podia ser comido com uma colher” estará com os pensamentos mais organizado e você estará focado na suas Mudanças e as compreendendo realmente, então essas reparações poderão ser realizadas de maneira mais correta, sem manipulação ou outra coisa qualquer. Você abriu a “torneira” e tomou água, correu até a “árvore” e recolheu os presentes, você está com sua mente mais aberta, então você sabe muito bem o que deve fazer e como!
Fazer reparações diretamente as essas pessoas a quem prejudicamos é fundamental, para nossa “Mudança”, uma vez que você já fez os outros passos, que eram seus, para a… “Sua Mudança”, então está na hora de começar a se preocupar com todos aqueles que você prejudicou. No passo anterior bastava que fosse feita uma lista de todos prejudicados, neste você vai elaborar um plano para reparar a todos e realmente fazer essas reparações, sempre que possível de maneira direta. Como? Use o seu recém descoberto bom censo. E o bom censo só aparece quando você está realmente praticando os passos e entendo a sua doença, só acontece quando o seu “cérebro deixou de ser um mingau”, para isso use-o.
Ex: Você agrediu moralmente sua esposa ou marido com palavras que a (o) deixaram “mais pra baixo que barriga de cobra”, então usando o bom censo, com muita calma e paciência, vá converse com ela (e) e diga a verdade só à verdade, sobre sua doença e humildemente peça perdão, o importante nessa hora é que você não use de manipulação, pois você é mestre nela, já que está “Mudando” mude para valer e diga a verdade, se ela (e) entender, tudo maravilhoso, se ela (e) não aceitar, faça de tudo para mostrar a ela (e) a sua “Mudança”, como? Reconquiste-a (o) com atos novos, com gestos novos, sendo mais carinhoso, etc., peça a ela (e) para namorar novamente, já que é namorando que se conhece a pessoa e se mostre uma nova pessoa!
No caso de seu empregador, se ainda estiver empregado, converse francamente com o mesmo mostrando a ele que você está mudado e humildemente peça um voto de confiança, esse pedido quando feito humildemente também poderá ser útil, desde que realmente você mostre a ele que está mudado ao fazer as reparações, como? Trabalhando muito mais e melhor do que antes, sendo mais responsável etc.. Contudo existem reparações que se tornarão difíceis. Ex: Você praticou algum furto e esse fato poderá leva-lo (a) à prisão se for descoberto, então como repara-lo? Usando novamente o bom censo, se este ato não provocou grandes prejuízos à pessoa, você pode colocar em um envelope sem identificação apenas com o nome do destinatário, a quantia furtada e deixa-lo em algum lugar para ser achado por alguém. As maneiras de como, você vai fazer as reparações são suas, não é importante a maneira, o que realmente importa é que você as faça! Você pode, não ter causado danos financeiros a alguém, porem pode tê-los ferido moralmente, então uma conversa franca explicando os motivos de tudo, apresentará um resultado muito favorável, porém existirão casos especiais… Nos quais as pessoas lesadas já faleceram ou você não sabe mais delas, então como reparar?
Usando novamente o seu bom censo, você pode fazer pequenos trabalhos voluntários em nome dessas pessoas, você estará além, de fazer a sua reparação, sendo útil o que é muito bom, seja como for, essas reparações ao serem feitas deixarão um rastro de confiança e dever cumprido e o fator principal é que você estará se preparando para o próximo passo.
Vale aqui lembrar, se você está frequentando alguma sala de Anônimos, existe em todas elas os Grupos de Alivio de Pressão, que poderá ser muito útil a você nessa hora, principalmente para orienta-lo como fazer as reparações financeiras, você está mudando então mude para valer use todos os recursos oferecidos a você por todos: As Salas, os Médicos, os Psicólogos, familiares e os Irmãos da ONG “Viver Bem”. Vale também lembrar que, honestidade só honestidade, para com os outros e principalmente para com você mesmo é importante, não trate esse passo levianamente, pois ele constituísse na sua Mudança, então o leve a sério, não o faça apenas para ser aceito novamente no seu grupo, faça-o porque você precisa mudar e ser uma nova pessoa! E principalmente tenha sempre em sua mente a oração da serenidade lembrando das três palavras mágicas, Serenidade, Coragem e Sabedoria, uma vez que com elas em sua mente, você não cometerá mais erros algum e fará as reparações no momento certo, para a pessoa certa, não esquecendo nunca de você mesmo, “o mais prejudicado!”
Obs: Existe uma máxima nas diversas Irmandades de Anônimos, que os passos de um a nove, nunca são completados, eles precisão ser refeitos regularmente.
Obs: Eu Wilson concluo que os refazer diariamente é a melhor solução!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.