fESTAS!

Boa tarde!

Nessa época de festas muitos desses transtornos se acentuam, portanto conheça-os e se porventura portar algum ou conhecer alguém que porte procure ajuda! E BOAS FESTAS COM PAZ, AMOR E SAÚDE!

Hoje quero falar sobre os Transtornos de Controle do Impulso! A relação abaixo nos apresenta vários, porém hoje quero ressaltar um: DEPENDÊNCIA ELETRÔNICA: Internet, Celular, Notebook e outros. Acredito que todos nós somos de, uma forma ou outra, um pouco “viciados” nessa tecnologia, contudo devemos no mínimo termos educação ao usá-las! Não devemos usá-las em Concertos, Cinemas, Palestras e viagens aéreas! Pois o desconforto que causamos ao nosso irmão que está ao nosso lado nesses ambientes é muito grande, e ele normalmente emite ondas de ódio para nós, assim sendo não vamos ser odiados e sim amados! VAMOS DESLIGAR ESSES EQUIPAMENTOS QUANDO ESTIVERMOS NOS LUGARES CITADOS! POR FAVOR! A coisa mais ridícula e absurda é você estar em uma cerimônia fúnebre e quando o caixão está sendo depositado na cova repentinamente você escuta um celular tocando algo tipo barulho de motor de formula um em alto som!

Transtornos do Controle dos Impulsos:

 

Transtorno Explosivo Intermitente: é caracterizado por episódios distintos de fracasso em resistir a Impulsos agressivos, resultando em sérias agressões ou destruições de propriedade.

Cleptomania: caracteriza-se por um fracasso recorrente em resistir a Impulsos de roubar objetos desnecessários para uso pessoal ou em termos de valor monetário.

Piromania: caracteriza-se por um padrão de comportamento incendiário por prazer, gratificação ou alivio de tensão.

Tricotilomania: caracteriza-se pelo ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alivio de tensão, acarretando uma perda capilar perceptível.

Há outras categorias dos Transtornos do Controle do Impulso sem outra especificação:

 

Amor Patológico: caracteriza-se por sintomas de abstinência na ausência do parceiro, o indivíduo se ocupa da vida do parceiro mais que gostaria. Atitudes para reduzir ou controlar tal comportamento são mal sucedidas, abandona as atividades antes valorizadas para controlar as atividades do parceiro, tal comportamento é mantido a despeito dos males causados.

Automutilação: caracteriza-se por qualquer comportamento intencional envolvendo agressões diretas ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio.

Compras compulsivas: caracteriza-se por um excesso de preocupação e desejos relacionados com aquisição de objetos, além de uma incapacidade de controlar as compras e gastos financeiros.

Compulsão sexual: é quando o indivíduo necessita cada vez mais sexo para conseguir a mesma satisfação que antes, a ausência de sexo provoca ansiedade ou mau humor, dedica horas e energia em busca de sexo e ou fazendo sexo, tenta controlar o Impulso sexual mas não consegue, além disso, continua fazendo sexo a despeito dos prejuízos no âmbito profissional ou social.

Dependência de Internet: caracteriza-se por uma inabilidade do indivíduo de controlar o uso, perda progressiva e aumento no desconforto emocional.

Dependência de jogos Eletrônicos: quando os jogos eletrônicos se tornam a atividade mais importante da vida do indivíduo, dominando seus pensamentos e comportamentos.

Escoriação Neurótica (Skin picking): caracteriza-se por uma dificuldade em resistir ao Impulso de causar ou agravar lesões à própria pele (coçar, arranhar, picar), usando para tal as unhas ou outros objetos.

Vigorexia: é um transtorno no qual os indivíduos realizam práticas esportivas continuamente, além disso, possuem uma imagem corporal distorcida, pesam-se várias vezes ao dia, comem exageradamente e normalmente estão insatisfeitos com o corpo.

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.